12/07/15

Conhece o tomate-pera-amarelo?

Um regalo para os olhos!
 
Eis o invulgar tomate-pera-amarelo: saboroso, colorido e, como todas as outras espécies, rico em licopeno, antioxidantes e vitamina C.

Muito popular nos Estados Unidos, esta planta tem uma elevada produção, pode crescer mais de dois metros e remonta ao início do século XIX, sendo reproduzido sem o cruzamento de espécies. Amadurecem em cerca de 80 dias e a sua tolerância ao frio permite que sejam produzidos no final do outono, bem depois da maioria das variedades de tomates.
Os pequenos tomates em formato de pera são doces e de leve sabor. Podendo ser cozinhados, o ideal é servi-los crus temperados com um fio de azeite e uma pitada de sal.
Com os espécimes apresentados na imagem (oferecidos por um vizinho amigo), irei aproveitar sementes e, no próximo ano, espero ter a horta cheia graciosos tomates-pera!
Veja a receita Bife de beterraba c/ macarrão e tomates-pera salteados! AQUI.
Abraço.
ChefAntónio
 
Nota 1: Segundo o Paulo (amigo me deu os exemplares da imagem), "se se deixarem secar os últimos tomates da época nas ramas, no ano seguinte nascem tomateiros pela horta toda, ao estilo rúcula-selvagem." Ou seja, boas notícias! ;)
Nota 2: Como outros tipos de tomate-cereja, este também pode ser cultivado em vasos em apartamentos.
Fontes consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário