20/02/16

Ilha de S. Tomé - jardim botânico (conclusão)

Entrada do Éden!

A entrada no Jardim é Botânico é gratuita. Pelo que entendi, os guias/funcionários não são remunerados. Pode deixar-se uma pequena lembrança no final da visita. No entanto, se, ao preencher o registo da visita, lá inscrever o montante que deixou, essa importância irá para os cofres do estado e não para os funcionários. 
Li numa reportagem que, há uns anos, veio dinheiro da Comissão Europeia que foi investido na formação de guardas para o Parque Natural, onde o Jardim Botânico está inserido. No final da formação, o estado são-tomense não contratou nenhum...
Para ajudar quem trabalha no jardim, também pode adquirir uns preparados especiais para a próstata, para aumentar a potência sexual e outras aplicações de já não me recordo e amendoim (que aqui se chama mancara) torrado em frasquinhos com muito pouco sal. Deixámos 100 000 dobras (4€). O casal que nos acompanhou na visita comprou o tal preparado para a força nas "partes baixas" (10€) à base de pau-três e umas ervas certamente muito marotas. Quanto a nós, ficámo-nos por um frasco de amendoins (10 000 dobras, ou seja, 40 cêntimos) muito saborosos e irrepreensivelmente frescos. Com eles, fizemos um rave a dois no hotel com uma Rosema (a cerveja de S. Tomé) bem fresquinha…

1. Pau-esteira, planta endémica de S. Tomé. O nome advém do uso das folhas compridas e estreitas para fazer esteiras. Voltarei a falar desta estranha planta.

2. Cubango. A casca é colocada em cima das brasas para afastar os maus espíritos e o mau olhado. É também uma espécie endémica, que não é boa para a construção por ser facilmente penetrada pelas térmitas.


3. Mais uma espécie endémica: o pessegueiro-de-sao-tomé (muito diferente das que temos em Portugal).

4. Pinheiro-de-são-tomé. Endémico da ilha de São Tomé, encontra-se na natureza apenas a grandes altitudes e é uma planta gimnospérmica (dá semente sem fruto).


5. Safu, árvore de grande porte. A resina é usada para fins medicinais. Ao fruto, comestível e com um grande caroço (roxo quando maduro), atribui-se ação erotizante. Diz-se que quem come safu em São Tomé voltará um dia.


6. Orquídeas. Há nas duas ilhas 135 espécies diferentes, 35 das quais endémicas.

7. Ninguém-pode-comigo. A seiva faz uma comichão danada...

8. Costela-de-adão, planta parasita. Aqui, hospedou-se num abacateiro. Linda a costela, paz à alma do abacateiro...

9. Camarões. Fiquei quase cinco minutos a olhar para esta maravilha em forma (e cor) de camarão. Mais uma planta endémica de São Tomé. Voltarei a falar dela.

10. Não-me-toques (mimosa pudica). Quando se toca nesta planta, as folhas fecham e os troncos descaem como se estivessem murchos. Voltarei a falar dela com um pequeno vídeo feito durante a visita.

11. Com as suas flores de fogo, uma seringueira (árvore de borracha).

11. Mais antúrios. Magníficos!

12. A terminar, a nódoa a cair no melhor pano: um erro ortográfico daqueles! Quase que tive de morder as veias dos pulsos para não ir lá corrigi-lo no poster... Mas importante mesmo é que as espécies sejam proteGidas!


Amanhã, iremos até à praia Lagoa Azul. Uma coisa do outro mundo!
Abraço.
António

Sem comentários:

Enviar um comentário