15/03/16

Os 10 superalimentos de que provavelmente nunca ouviu falar!

Os nomes são estranhos, alguns quase impronunciáveis, mas o bem que (alegadamente) fazem compensa o esforço de os conhecer

1.      NABO-JAPONÊS
De forma semelhante à cenoura, esta espécie de rabanete branco contém níveis muito elevados de vitamina C. Pode consumir-se assado no forno, na sopa ou misturado com outros vegetais para saltear.

2.      AMEIXA-DE-KAKADU
Originário da Austrália, este pequeno fruto verde tem o maior teor de vitamina C do mundo - 50 vezes mais que a laranja.

3.      ESPINAFRE-EGÍPCIO
Esta folha verde contém 20 vezes mais ferro do que abóbora, é rica em antioxidantes e ainda em vitaminas A, B e C. Pode ser usada nos guisados.

4.      IÚCA
Rica em antioxidantes e fibra, esta raíz africana baixa a tensão arterial e reduz a inflamação, além de ser também benéfica para a pele.

5.      MELÃO-AMARGO
Pode parecer um primo esquisito do pepino, mas os benefícios para a saúde fazem esquecer o seu aspeto: reduz o colesterol, reduz os níveis de açúcar no sangue e ainda tem fama de ajudar a combater vários tipos de cancro.

6.      MÚCUA
O fruto do embondeiro, a múcua, contém seis vezes mais vitamina C do que uma laranja. Rica também em fibra e antioxidantes.

7.      FRAMBOESAS-PRETAS
Não confundir com as amoras pretas, apesar do aspeto. As frambroesas pretas contêm três vezes mais antioxidantes que as vermelhas.

8.      COGUMELO-CAUDA-DE-PERU
Deve o nome ao seu aspeto e a classificação como superalimento às suas propriedades estimulantes da imunidade, mesmo em doentes com o sistema imunitário reduzido.

9.      TOMATE-CAPUCHO
Doces e picantes, estes pequenos frutos amarelados ou alaranjados são ricos em vitaminas A e B, fibra e ferro. Podem ser consumidos como snack ou misturados nos cereais da manhã.
Nota: Este é um dos nomes dados ao fisális (por exemplo nos Açores).

10.   LÚCUMA
Originário dos vales do Peru, este fruto doce contém betacarotenos, zinco, ferro, cálcio, vitamina B3 e proteína. Também conhecido como "ouro inca", é comercializado também em forma de pó e, neste caso, pode ser usado como adoçante.

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário