20/04/17

Jardins Suspensos da Capuchinha em Azeitão!


Se pouco se sabe sobre os Jardins Suspensos da Babilónia (uma das sete maravilhas do mundo antigo), sobre os que montei aqui na horta, conto-vos tudo.
A capuchinha, rainha das plantas comestíveis, é uma espécie trepadeira, mas a sua fragilidade dificulta o encaminhamento das hastes tenras. E aí surgiu a ideia: se é difícil fazê-la trepar, porque não suspendê-la?
Recorrendo a baldes velhos, enchi-os de terra, coloquei-lhes algumas sementes e pendurei-os na latada das parreiras e nos troncos das laranjeiras. A chuva e a primavera fizeram o resto. E aí está o resultado nas fotos! 
A planta desenvolve-se em solos pobres e resiste às pragas, ou seja, é uma superplanta biológica em que tudo se pode consumir: as folhas tenras (em saladas), as flores (em saladas, sobre patês e ficam deliciosas fritas com polme), as sementes ainda verdes são um excelente substituto da alcaparra. Há registos (do hortelão de Luís XIV) do uso dos botões das flores em picles.

Com propriedades digestivas, a capuchinha (também conhecida como nastúrcio, agrião-grande-do-méxico, agrião-do-peru e agrião-da-índia, pelo seu sabor a agrião ligeiramente apimentado) é rica em flavonoides, vitamina C e ferro.

Veja no blogue:

Abraço e bons vegetais na alimentação!
ChefAntónio



Sem comentários:

Enviar um comentário