14/01/18

De volta a Bissau 6 – um sábado especial!



Correspondendo a um convite do Fábio (diretor do Centro Cultural Português, em Bissau, que conheci na primeira missão na Guiné-Bissau, em 2016), após a sessão de trabalho na formação de professores, fui almoçar a um hotel situado no caminho entre a cidade e o aeroporto. Uma experiência única como veremos adiante.

Depois de um banhinho na piscina do hotel, os meus pés, felizes, a regalarem-se com o sol morno do final da tarde...

Ao almoço, foi-me apresentado o leitor de Português do Instituto Camões de Bissau, Miguel Gullander, também escritor. A conversa que tivemos foi desconcertante, surpreendente, diferente. Com uma história de vida pouco convencional e vários parafusos a menos (o que o torna mais interessante), este luso-sueco, que quase morreu num acidente de viação aos vinte anos, é um furacão intelectual multifacetado. Trocámos impressões sobre estratégias de leitura e de escrita e fiquei com o livro (tem três títulos publicados) "Através da chuva", cujas receitas se destinam a uma ONGD. Como o livro é uma "autoprenda" a partilhar com a minha mulher, tive direito a uma dedicatória personalizada que irei guardar zelosamente. 
No fim deste encontro que um feliz encadeamento de circunstâncias me proporcionou, trocámos contactos e despedimo-nos com um abraço. A chave de ouro para um sábado africano.
A dedicatória.

Da esquerda para a direita: Fábio, Cristina (mulher do Fábio) e Miguel Gullander, com uma inscrição em sânscrito abaixo do joelho esquerdo.

Quando concluir a leitura da obra, sem contar a história, direi o que achei.
Abraço.
ProfAP

2 comentários:

  1. Saboroso e inesquecível encontro, bem verdade. Saudades de África e de Moçambique,"essa imensa varanda sobre o Índico", onde nasci e cresci.

    ResponderEliminar