08/10/16

Voluntário na Guiné 15: o corpo e a alma de Bissau!


Uma das fotos que mais gostei de tirar!

À primeira impressão, Bissau é uma cidade em autogestão (como todo o país) e a céu aberto…
O lixo e os esgotos marcam a paisagem. Não há contentores nem caixotes. O gesto natural é deitar para o chão. Existe recolha de detritos, mas é pouco eficaz.

E depois há as pessoas. Com pequenos negócios e a arte que o engenho aguça, são heróis numa odisseia de sobrevivência todos os dias. 

De sorriso fácil e um otimismo desconcertante, falam da esperança em dias melhores. Embora cientes da situação política complicada, da corrupção e da má gestão, têm um amor profundo ao seu país e orgulho em serem guineenses.
Após cinco semanas, na véspera de partir, dediquei a tarde à zona onde a atividade humana é constante e intensa: o mercado do Bandim. São quilómetros de lojas, bancas ou apenas panos no chão com pepinos (é a época deles), pimenta, feijão, frutos (poucos nesta altura do ano) ou mancarra (amendoim). Aqui e ali, em pequenos fogareiros a carvão, espigas de milho a assar tentam quem passa. Comprei mancarra, feijão, umas tiras de coco (para lanche ambulante) e pepinos (muito tenros e de excelente sabor, ainda duram cá em casa).
Depois de duas horas de deambulação labiríntica, alagado em transpiração e sob a ameaça de uma gigantesca trovoada, iniciei o caminho de regresso para o alojamento. 
Olhando à esquerda e à direita e para o céu (sempre diferente na luz, nas cores e nas formas, mas sempre magnífico), fui descendo a avenida e registando na alma, como um pintor de emoções, as últimas impressões...
 Um abutre vigia o negrume das nuvens...

 Ao fim da tarde, o céu pinta-se de ouro...

 Um urso gigantesco invade o céu...

Como uma pincelada, uma ave projeta-se no écran de nuvens...

Com o dia a acabar, o sol incendeia as nuvens...

Já com a saudade à espreita, senti-me um bissanense de corpo e alma!

Abraço especial para todos que tive o prazer de conhecer nesta aventura.
António

1 comentário:

  1. Ernestina Neto12.10.16

    Fantástica transmissão de vivências! Brigada, António!

    ResponderEliminar