08/01/18

Regresso a Bissau 2: odisseia de um livro!


Acontecem-me coisas incríveis. A que passo a relatar começou a esboçar-se no dia em que, como acontece com inúmeras pessoas, decidi oferecer um livro…
Depois da primeira missão na Guiné, em 2016, fui contactado no Facebook por um jovem guineense (o AC) a manifestar interesse em participar na formação seguinte, em 2017, o que veio a acontecer, tendo sido o melhor aluno da turma. Em setembro, levava na bagagem de mão um livro para lhe oferecer. Adormeci no avião (o que raramente me acontece) e o livro extraviou-se. No dia seguinte, pedi à minha mulher para procurar outro livro e mo enviar para Bissau, o que foi feito com um seguro (sugestão do funcionário dos correios).
Passado o mês de permanência em Bissau, do livro enviado, nem sinal.
Regressei a Lisboa, reclamei nos correios, mas, para ser ressarcido pelo extravio, teria de provar que o livro não tinha chegado ao destinatário. Isto de provar a ausência tem que se lhe diga!
Já tinha dado o assunto como encerrado, quando, há cerca de uma semana, o carteiro me bateu à porta. Entregou-me o livro, devolvido por o destinatário (eu!) estar ausente da morada. No hotel, tinha deixado um pedido escrito para aceitarem o livro e o contacto do meu ex-aluno para o informarem da chegada da encomenda. Que o senhor professor ficasse descansado, que iria tudo ser feito como pedia! Parece que quando o livro finalmente ao destino, já se tinham esquecido do senhor professor… 
Para adensar o clima de mistério à volta das personagens da história, o carteiro de Bissau escreveu no envelope a menção “O remetente (sic!) já não está cá.” 
Diz-se que um livro é uma janela para o mundo, pois este deve ter muito para contar depois de ter andado três meses na vadiagem entre Azeitão e Bissau. Ontem, veio comigo (na bagagem de porão) e está pronto para ser finalmente entregue ao AC!


Abraço e boas leituras.
ProfAP

Sem comentários:

Enviar um comentário